domingo, 10 de maio de 2009

Porquê um blog ?


O blog Alto do Castelo é um espaço para a divulgação de temáticas ligadas à História, Arqueologia e Património de Alpiarça. Ao longo de 15 anos de estudo e investigação sobre o património da minha terra descobri muita da sua identidade. O nome Alto do Castelo deve-se ao facto de este sítio arqueológico ser um dos que tem o povoamento mais antigo e naturalmente um local emblemático para o estudo da História e Arqueologia de Alpiarça. A nossa história local é riquíssima e não a podemos centralizar em torno da Casa dos Patudos e do grande republicano que foi José Relvas, nem tão pouco pensar que a história de Alpiarça tem “meia dúzia” de anos, têm muito mais, tem cerca de 100 mil anos quando os primeiros hominídeos escolheram estas paragens para executarem os seus primeiros utensílios em pedra lascada.

Infelizmente não tem havido por parte das autoridades competentes uma valorização do nosso património, em ano de eleições autárquicas esperamos que estas temáticas possam vir para os programas eleitorais e que lhe seja dada a sua verdadeira importância. Só com o conhecimento histórico de tudo o que nos rodeia poderemos preservar o património histórico - etnográfico e cultural da nossa terra.

A história local e a preservação do património cultural podem também ser um dos pontos de partida para o desenvolvimento local, nomeadamente na perspectiva do desenvolvimento turístico da região onde se inserem

6 comentários:

  1. A história deverá ser visto como um elemento fundamental da cultura de uma população. Todas as pessoas, incluindo o poder local, deverá valorizar todo o tipo de manifestações culturais. Incluindo todo o tipo de cultura. Espero que este blog não seja apenas um local de divulgação pessoal, mas sim de toda a cultura/tradições de Alpiarça. Força Dr. Nuno Prates. Espero que seja um projecto estruturante na divulgação de tematicas ligadas à história

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo seu blog.Haja quem divulgue e dignifique a história de Alpiarça, tão rica quanto bela. Votos de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. NUno:
    Antes de mais benvindo à blogoesfera. Espero que este blog seja a realização de um sonho e uma abertura das páginas da história de Alpiarça. Apesar de não ser de Alpiarça, se não for a população de Alpiarça a lutar, mostrar e enaldecer a história da "nossa terra" quem o fará? TOdas as terras e a sua gente tem muitas vezes uma história que se vai perdendo nos tempos e se não houver qualquer registo perde-se por entre as entranhas do tempo. Bom trabalho

    ResponderEliminar
  4. A blogoesfera fica mais rica com o aparecimento dsete blog e em especial os Alpiarcenses.
    Tive o prazer de ouvir o autor deste blog, num passeio promovido pelos "Águias" e fiquei impressionado com a rica informação prestada.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. benvindo à blogosfera Nuno.
    Vamos pensar que melhores dias virão para se fazer alguma coisa pela história de Alpiarça que é tão rica e tão abandonada.
    Abraço conterrâneo
    Fica bem
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  6. Aplaudo vivamente o aparecimento do blog.Pena é que a relação entre o universo dos visitantes e o nº. de comentadores mostre quanto é pequeno o nº. de entusiastas por estes assuntos. De qualquer forma espero que não desanime e que esta iniciativa possa, de alguma forma, sensibilizar a população para estas áreas, em que Alpiarça é rica, e assim possa contribuir para a preservação do seu património.

    ResponderEliminar