terça-feira, 19 de maio de 2009

Uma Proposta...


Pensamos, no entanto, que este museu poderá voltar a abrir ao público e poderá ser um “Museu de Comunidade”, espaço onde o museu se torna expressão localizada e única de uma forma de estar das populações, de valores adquiridos e sedimentados no tempo e no espaço e difunde para o exterior uma mensagem colectiva de relacionamento do Homem com a envolvente natural e social, preservando os testemunhos tradicionais que poderão ser entendidos como uma “caixa de memórias”, onde os homens de hoje podem revisitar as gerações que os precederam.

Idealizar um museu que reflectisse a evolução do concelho de Alpiarça nas suas vertentes: social, económica e cultural. Um espaço que nos conte a História da nossa terra, através das colecções de Arqueologia, História Local, Etnografia e outras colecções importantes para a compreensão da História do nosso concelho. Fazer do Museu Municipal de Alpiarça um local que possa devolver às gerações que as viveram as memórias da terra e da vila e às novas gerações o sentido de herança recebida e das suas raízes.

1 comentário:

  1. A reactivação deste projecto só poderá ganhar forma se nos seus estatutos constarem cláusulas que garantam a preservação do seu espólio, face a decisões de cariz político ou pessoal, dado ser património da comunidade.
    Agora... sem se esclarecer devidamente tudo o que se passou, será que a população voltará a colaborar?

    ResponderEliminar