sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Paleolítico Inferior na Região de Alpiarça


Biface micoquense
Proveniência: Milharós. Alpiarça
Cronologia: Paleolítico Inferior
Tipologia: Biface em quartzito
Dimensão: largura 8,3 espessura 5,2 comprimento 21,6
Categoria: Paleolítico
Nº de inventário: 2001.58.1


Museu Nacional de Arqueologia


Raspador
Proveniência: Milharós. Alpiarça
Cronologia: Paleolítico Inferior
Tipologia: Raspador em quartzito
Dimensão: largura 6,52 cm espessura 3,76 cm comprimento 12,94 cm
Categoria: Paleolítico
Nº de inventário: 2001.59.1

Museu Nacional de Arqueologia








O Paleolítico divide-se em três períodos distintos: Paleolítico Inferior, Paleolítico Médio e Paleolítico Superior. É o Paleolítico Inferior e Médio que nos vai interessar, visto ser em Alpiarça que encontramos alguns dos sítios mais antigos de todo o país e que se podem datar na perfeição, uma vez que ainda possuem os seus estratos primários, ou seja, sem terem sido revolvidos.
A presença humana nesta região data de há mais de 100.000 anos. Os terraços fluviais do Tejo junto à vila fazem dela uma zona importante no estudo do Quaternário. Na zona do Vale do Forno foram encontrados depósitos e indústrias líticas datáveis do Paleolítico Inferior. Foram também descobertos vestígios de flora que talvez sejam anteriores à glaciação de Wurm, quando o vale do Tejo era uma planície húmida e verdejante talvez com algumas semelhanças ao clima actual.
A zona do Vale do Forno já é conhecida desde os anos quarenta, mas só nos anos oitenta é que começaram os trabalhos arqueológicos na zona de Milharós.
Na estação do Vale do Forno estão representadas a indústria “clacto-abbevilense”, atribuída ao Acheulense Antigo, com bifaces pouco evoluídos e machados primitivos. Os materiais associados ao Acheulense Médio estão representados na camada 4, 5 e 6, pertencentes ao período interglaciar Mindel-Riss. Existem ainda utensílios considerados Micoquenses, atribuídos ao período final do Acheulense. Deste período há a destacar a presença de bifaces tipologicamente muito evoluídos, machados primitivos, mas tecnicamente bem executados. Destacam-se ainda a presença de utensílios sobre lasca (idênticos aos do Paleolítico Superior).
Os locais arqueológicos de Alpiarça são de grande importância, pois os artefactos foram não só encontrados à superfície, como também no local original da deposição.
Os artefactos com maior destaque são os bifaces (24) e os machados (13) em quartzite. Contudo, foram também encontrados um pequeno biface em sílex e outros artefactos como: raspadores, denticulados, entalhes todos sobre lasca, raspadores sobre seixo talhado núcleos e lascas.
Na região de Alpiarça podemos destacar, em relação a este período, as seguintes estações arqueológicas: Vale do Forno, Barreiro do Tojal, Vale da Caqueira, Quinta do Outeiro, Vale da Atela, Barreira da Gouxa e Vale dos Extremos.


Sem comentários:

Enviar um comentário