domingo, 17 de maio de 2009

O SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO ALTO DO CASTELO


O povoado do Alto do Castelo localiza-se numa elevação entre as necrópoles do Tanchoal e do Meijão, como não havia condições naturais de defesa foi construído uma muralha de terra batida antecedida por um fosso, que servia de defesa; o “muro” tem uma extensão que atinge os 1.150 metros e o “oppidum” (povoado fortificado) tem cerca de 30 hectares.

Esta estação arqueológica é conhecida desde o início do século por Mendes Corrêa e na década de oitenta é estudada pelo Instituto Arqueológico Alemão.

O Alto do Castelo tem uma cronologia anterior à época romana, pois foi ocupado durante a Idade do Bronze Final ou Ferro, no entanto não foi abandonado depois desta época pois tem também ocupação romana visto que se encontram materiais à superfície do período romano. Devido à presença de materiais romanos este poderá ter sido um castro romanizado.

Pensa-se que a fortificação é datada da época romana e que foi construída em cerca de 140 a.C. quando as legiões de Décimo Júnior Bruto iam a caminho do Alentejo.

Os materiais desta estação são entre outros: mós, fragmentos de ânfora, uma ânfora completa feita à roda, moedas romanas e fragmentos de cerâmica comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário