segunda-feira, 18 de maio de 2009

Onde "Andam" as Peças do Antigo Museu Municipal de Alpiarça


Antigo Museu Municipal de Alpiarça
Hoje é Dia Internacional dos Museus e é legítimo perguntar: Onde “andam” as Peças do antigo Museu Municipal de Alpiarça. Foi com indignação que vi o Museu Municipal encerrar, apesar de haver muitos que pensam que esta exposição era o parente pobre da Casa Museu dos Patudos, pensamos exactamente o contrário, cada um tem o seu espaço, a sua importância, as suas colecções, distintas é verdade, mas de grande importância. O Museu Municipal de Alpiarça representa um elemento importante para a nossa história local e principalmente para a compreensão da nossa identidade, não vamos de forma alguma branquear o passado e ocultar tão importantes fontes históricas. O acervo do museu era composto essencialmente por objectos relativos à vida quotidiana, aos trabalhos agrícolas (cereais, vinha/vinho e azeite) e à criação de gado e mostrava-nos de uma forma simples como era viver em Alpiarça durante os finais do século XIX e inícios do século XX. O acervo do museu municipal podia não ser tão importante como o da Casa Museu dos Patudos, é verdade mas, era composto por todo um conjunto de objectos com os quais trabalharam os nossos bisavós, avós e pais e que apesar de muitos deles terem a sua história afectiva foram doados pela população à Câmara Municipal para o museu e principalmente por essa questão deviam estar expostos ao público. As questões da cultura na nossa terra sempre foram postas em segundo plano, mas penso que já seria tempo de olharmos com outros olhos para estas questões. Penso que para nos sentirmos motivados para estas temáticas não é importante a leitura compulsiva nem a pseudo-intelectualidade, mas sim aceitarmos com gosto e com muito respeito a nossa história, o nosso património, as nossas origens, e o mais importante gostarmos desta terra que nos viu nascer. Nesse sentido é de grande importância que se valorize o património local, quer a nível arqueológico, artístico, etnográfico, histórico, museológico ou noutras áreas do património cultural. Partindo deste princípio não seria importante também a reabertura do museu municipal e o cumprimento das funções museológicas (investigação, documentação, conservação, comunicação e educação)? A esta iniciativa idealizada nos inícios dos anos noventa (1993) deveria ter sido dado o devido valor. Com uma abrangência territorial local o museu municipal tinha uma colecção de âmbito etnográfico.

4 comentários:

  1. Nuno,
    como to tinha já dito pessoalmente, saúdo o surgimento deste espaço de intervenção relativo ao património histórico e cultural de Alpiarça. É importante que se assuma como local de discussão e debate - e também de sugestões críticas -, a partir do qual se possam formular interpretações sobre o passado da nossa terra, bem como perspectivar propostas de valorização para o futuro.
    MF

    ResponderEliminar
  2. Nuno:
    Mas a sério que não se sabe mesmo onde está todo o acervo do antigo museu etnográfico?

    ResponderEliminar
  3. Nuno
    Acho que muita gente sabe, mas não quer falar do assunto , por ser incómodo. Para bom entendedor , meia palavra basta...
    Abraço conterrâneo
    Ana Patudos

    ResponderEliminar
  4. Elogio a coragem com que relembra este assuntoque, com certeza,algumas pessoas querem ver cair no esquecimento. Este triste caso só mostra o nível de formação moral e cívica dos nossos dirigentes,para quem só o que luz tem valor e o respeito que por vezes têm pela população que os elegeu e que neles confiou.
    Em minha opinião, se o "Projecto Museu" não tinha continuidade e se também não era possível a preservação do seu acervo em armazém, era preferível devolverem as peças aos proprietários, que sempre souberam cuidar delas.Segundo ouvi, por incuria muitas degradaram-se definitivamente. Terá sido assim?Quem é o responsável? Abriu-se algum inquérito credível? Afinal, onde se encontram esses bens e quem responde por eles? E as "pedras do raio" que, julgo, também foram doadas por essa ocasião? Conhece-se o seu paradeiro? Na altura, será que foram feitos registos sobre esses materiais, doador, onde foram encontrados, etc.?

    ResponderEliminar